segunda-feira, 28 de junho de 2010

Parte II - Capítulo 6: Brasil x Chile - Agora Começa

Brasil x Holanda. Agora sim a Copa vai começar. Até aqui era obrigação. Não era obrigação porque Dunga é técnico, porque a seleção não joga bonito, porque tem Felipe Melo no meio ou porque Ricardo Teixeira ainda comanda a CBF. Nada siso. Era obrigação - e será sempre - porque é Brasil. E, acreditem, é uma senhora razão.

Qual poderia ser o grupo mais difícil que Dunga poderia pegar? México, Portugal e Uruguai? Seja lá qual for o "Grupo da morte" que o amigo leitor tenha em mente, independentemente dos adversários, o Brasil tem a obrigação de passar de fase. E em primeiro. Não é por ter Dunga ou Felipe Melo, é por ser Brasil. Não passar de fase é um fracasso dos mais feios.

Em 2006 a boa equipe de Parreira - e era sim boa, não fosse por isso não teria ganho rigorosamente tudo que disputou antes da Copa, mas que foi manchada por um único jogo - ganhou de Gana nas oitavas. Gana era uma boa seleção? Sim, mas era obrigação passar. A partir da França, já seriam jogos difíceis, e mesmo assim o povo via como obrigação.

As oitavas da Copa de 2010 seriam diante do Chile. Obrigação vencer, especialmente por ser uma equipe que jogara por cinco vezes contra antes, e vencera todas por ao menos dois gol de diferença. (estatística esta repetida pela imprensa como um grosso repete nas peladas de fim-de-semana a única jogada que acertou)

Contudo, se a obrigação de passar era brasileira, quem deveria começar assustado o jogo era o Chile. Não foi o que se viu. Bielsa fez bobagem, pois manteve o time ofensivo, e tirou Valdívia. Ora, se é para manter-se ofensivo- coisa esperada, visto o estilo de Bielsa - melhor que seu grande armador fique em campo...

Mesmo assim, o Brasil não conseguia encaixar um contra-ataque, e parecia que só faria gol de bola parada. O Chile era muito mais organizado, mas mostrou o porquê de ser um time tão ofensivo e marcar apenas um gol por partida até então. Faltava poder de decisão, finalização.

O jogo era aprelho. O Chile tinha posse de bola. Uma posse de bola mais perigosa do que a diante da Costa do Marfim, mais próxima do gol, mas também sem criar muita coisa. E em uma bola parada, acabou o jogo. Juan, a meu ver o melhor em campo, fez gol, após uma ótima parede feita por Lúcio.

Fim de papo. Brasil classificado. O Chile poderia blá blá blá. Após sofrer o gol, os chilenos deixariam ainda mais espaços. Óbvio. Só não era tão óbvio que o gol na especialidade do Brasil, o contra-ataque, viria tão cedo. Kaká recebeu e tocou de primeira. O fator "de primeira" foi fundamental para não pegar Luís Fabiano em posição legal. O atacante driblou o goleiro e marcou. Diga-se, Fabuloso foi péssimo hoje. Saiu muito da área e, como bom centro-avante, e apenas bom, é horrível longe da área... Saiu muito dela hoje, e invariavelmente fez bobagem.

No segundo tempo era só esperar o terceiro, que viria em contra-ataque. Desarme sensacional de Juan. Jogadaça de Ramires, belo gol de Robinho, o qual, tal como Luís Fabiano, foi muito mal hoje. Fez o gol e errou quase todo o resto. Mas hoje nem precisava jogar. 3x0.

Restava enrolar o resto do jogo. E assim se fez. Até porque, para quê mais gols? O povo já disse, quer o título. Foda-se o bom futebol. Não que tenha feito jogo ruim hoje, longe disso, mas muito mais longe de espetáculo.

Três jogadores merecem destaque especial: Juan, Lúcio e Gilberto Silva. Monstros! Jogaram demais. Júlio César e Ramires foram bem. Kaká foi decisivo, mas ainda está longe do seu melhor. E Robinho elito o melhor em campo... Ê internet.

E como Bielsa é azarado. Em 2002 pegou o grupo "da morte". Agora, logo de cara, vem o Brasil - e o grupo já era complicado. De qualquer forma, ótimo trabalho do argentino.

Que venha a "minha" Holanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário