quinta-feira, 17 de junho de 2010

Capítulo 19: Nigéria x Grécia - Vitória Homérica

Se no jogo da manhã tivemos um duelo de vencedores, no da tarde, outro de perdedores. Nigéria x Grécia. A julgar pela partida de estreia, a Grécia não poderia sonhar com nada melhor que um empate sem gols. Nem Ulisses, em Ítaca, tampouco Zeus, no Olimpo. Ninguém apostava na Grécia. No Hades até tinha quem fizesse tal aposta, apenas para contrariar o mundo.

Nem no período da Grécia Antiga, nem na fase helenística, nem na fase homérica. Não há em toda história grega um registro sequer de partida de futebol com a Grécia atacando. Homero, claro, escreveu a verdadeira epopéia grega. Nada de Odisséia ou Ilíada. Essa é a epopéia para tolos e desinformados. A verdadeira epopéia perdeu-se na história.

Nela, narra-se a aventura do incrível Zagorakis, capaz de feitos inacreditáveis, tais como liderar uma Grécia a ser campeã de uma Eurocopa. Porém, é o que se comenta por aí, Homero arriscou-se e colocou, no capítulo final de sua obra, um gol grego em Copa do Mundo. Desde então não se tem mais registros da epopéia, a não ser este link perdido no horáculo dos tempos modernos, o Google. Homero, desiludido e sem entender o ocorrido, então, escreveu rapidamente sem grandes pensamentos, as obras que hoje se têm como epopéias, mas todos sabem, são mero "tampão" histórico...

Pois bem, seja lá o que ocorreu com tal obra, seja lá que Zeus, Poseidôn ou Afrodite fizeram, o que é certo é que Homero é superior a todos estes juntos. O único superior a Homero é Zagorakis, porém este ainda vive disfarçado entre os humanos e não pode assumir sua real posição. E o escrito se fez prático, ainda que apenas no século XXI... (no quarto jogo grego, se você é realista, ou em 80 anos de Copa, se você é da imprensa).

Contudo, a tarefa era árdua, e muito provavelmente Homero não referia-se a um jogo contra a Nigéria. Contudo, não era um dia comum. O começo de jogo foi cheio de chutões, muito fraco tecnicamente. Contudo, a proposta nigeriana era contra-atacar (?!) e a grega de ATACAR. (!!!!!!)

E a loucura se fez na prática. Loucura, talvez, para um pobre tolo como eu. Homero, quiçá, tenha previsto exatamente tal feito. Para saber a verdade, apenas se alguém encontrar a verdadeira epopéia, que, começo a cogitar, está na África.

E tão louco estava o jogo, que a Nigéria fez 1x0 em um gol à la grega: Uche, de bola parada cruzou. Ninguém relou na bola, ela tornou-se um perigo para o goleiro. E morreu no fundo da rede. Para muitos, o fim de Copa grego. Para quase todos, menos para Homero, que certamente escreveu lá em sua obra que o gol grego sairia nesta tarde.

A Nigéria ficou com controle absoluto da partida, até que o nigeriano Kaita esqueceu que é africano, que tem ginga, velocidade e resistência. Deu uma de grego. Foi de uma burrice que provavelmente nem Homero imaginou. Recebeu o cartão proporcional á inteligência. Vermelho nele!

A partir daí a Grécia passou a pressionar. O treinador, que acreditem, é alemão, colocou um atacante e colocou o time no ataque. É, acho que um jogo louco desses, nem Homero tinha como imaginar...

Ainda no primeiro tempo, a Grécia empatou. 1x1. O segundo tempo prometia.

Logo no começo, a Grécia teve uma chance na cara do gol. Enyeama faz milagre, como de costume. No contra-ataque, a Nigéria teve chance na cara do gol também, perdeu novamente. Não bastasse isso, a bola sobrou para Obasi, o qual deu uma de grego, bebeu todas antes da partida ou olhava para alguma sul-africana na torcida, pois perdeu um gol inacreditável. Daqueles que até Higuaín faria. É, os deuses estavam a favor.

E para fechar a loucura, só faltava uma arte em dupla: deuses gregos - Jabulani. Ela veio. O super Enyeama falhou, pela primeira e talvez única vez nesta Copa. A bola sobrou para Torosidis, cuja única função era dar uma de Higuaín, ou seja, empurrar para o gol. E, diga-se, os únicos que não conseguiriam fazer isto são Robert e André Lima - e estes não estão na Copa, no máximo na copa da cozinha.

Para fechar a loucura,a lgo que, com certeza, nem Homero, nem Zeus, nem Ulisses, nem meu cachorro cogitaram: a Grécia tem chances de passar de fase, ao menos em teoria. A Nigéria também. O time grego será batido pela Argentina. Basta o time nigeriano vencer por um saldo de gols necessário a equipe sul-coreana...

Por hora, basta seguir acompanhando a Copa e ver no que dará, já que a grande obra de Homero, definitivamente, não será encontrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário