segunda-feira, 21 de junho de 2010

Capítulo 31: Chile x Suíça - Goleada Ofensiva

Chile e Suíça estavam mais que em lados opostos na briga por uma vaga na segunda fase da Copa do Mundo. São estilos de jogar completamente diferentes. A Suíça, uma competente retranca, mas que para quem gosta de futebol bem jogado é uma catástrofe, como foi o Nazismo para o mundo, só que apenas na área do futebol. O chile, contudo, é o oposto. Um futebol bonito e ofensivo, sempre buscando o gol.

O jogo, porém lembrou treino. Não que tenha sido parado, ruim ou coisa do tipo. Foi movimentado e muito bom. Todavia, lembrou demais aquele treino básico de ataque contra defesa.

O Chile atacava, tentando furar um verdadeira parede saíça. Buscava e criava chances, desde o começo, sem sucesso entretanto. Dá até raiva.

Só que aos 30, Nehremi fez algo parecido com o que seu compatriota e parceiro de time fizera na primeira rodada: merda.Achou que lutava boxe ou greco-romana e distribuiu colotoveladas. De brinde, foi expulso. O Chile retomou sua pressão, mas nada.

O segundo tempo então. Frei foi sacado (provavelmente para ir rezar) e entrou Barnetta, para reforçar o meio campo. Quem confundir o nome do rapaz com pernetta não está de todo errado.

O Chile jogava, criava, mas nada. A Suíça, além de um ótimo PIB, tem um excelente SIB (Sorte Interna Bruta), e o que a zaga não tirava, o que o goleiro não percebia, algum deus suíço tirava. Até que finalmente o time da FIFA foi furado.

Não, nada de tanques de guerra, submarinos, aviões de caça ou bombardeios. Um argentino, que faz o milagre do Chile jogar tão bem, um tal de Marcelo Bielsa, furou. Colocou três jogadores em campo. Valdívia, Paredes e González.

Valdívia enfiou a bola.

Paredes tirou do goleiro e cruzou.

González cabeceou. Gol.

Quer mais? Lógico que quer. O gol foi chorado, mas não podia deixar de ser. Depois de mais de 9 horas e um recorde mundial em Copas, o gol levado pela Suíça tinha de ser bem chorado mesmo, de preferência com toque na trave e zagueiro se esticando para tentar salvar.

Melhor que isso, só dois disso. Mas Paredes tinha cansado. 1x0, na Suíça, é proporcional e até mais expressivo que 10x0 na Coreia do Norte, ou 10x1 em El Salvador. Essa é a maior goelada das histórias da Copa, não há necessidade de fazer mais.

E assim, de certa forma, prevalesceu o futebol bem jogado. 1x0. Ainda que o Chile tenha boas chances de ficar de fora, já valeu por ter a maior goleada da história das Copas.

Ah, sim, a Suíça teve uma chance de marcar, já aos 44 do segundo. Mas a Suíça lá faz gol?

Nenhum comentário:

Postar um comentário